Você está visualizando atualmente Pirataria: Veja Como os Crackers Alteravam o Logo do PS1 na Abertura

Pirataria: Veja Como os Crackers Alteravam o Logo do PS1 na Abertura

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:8 de abril de 2022
  • Categoria do post:Curiosidades
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Clique no vídeo acima para conferir todos os segredos do logo do PS1

Você por acaso já questionou o motivo de alguns jogos “modificados” terem outra coisa no lugar do logo do PS1 na abertura?

Tudo começou alguns anos depois do lançamento do PS1 em 1994, quando grupos crackers, como Paradox e Kalisto, focavam em derrubar métodos de segurança no PS1 e em seus jogos.

Eles utilizavam ferramentas para acessar os arquivos e alterar o logo do PS1 na abertura, assim como o texto de licença.

Essa era uma forma de creditar a autoria da pessoa que modificou ou pirateou um jogo.  No entanto, como essas alterações visuais são bem sutis, não iriam atrapalhar a inicialização do jogo.

O logo e o texto de licença que vemos na abertura do PlayStation estão nos primeiros setores do disco do jogo, e não na BIOS do console.

A fim de autenticar que estava tudo certo na leitura do CD, esses arquivos visuais eram obrigados a estar presentes no disco.

Isso é similar ao logo da Nintendo que aparece no início dos jogos de Game Boy. Esse logo estava presente na ROM de cada cartucho.

Agora você já sabe melhor porque o logo do PS1 pode não aparecer na tela quando inserir algum disco “modificado”.

O mesmo acontece quando você inserir algum disco incompatível ou danificado. A BIOS do console não conseguirá achar os arquivos necessários dentro do CD, e por isso o logo do PS1 não vai aparecer.

 

Mas, existe algum mistério quando o logo do PS1 aparece normalmente?

Em 2021, vários sites noticiaram que o logo do PlayStation que vemos na abertura não é uma simples imagem, e sim um modelo 3D.

Quem trouxe essa informação foi uma usuária do Twitter chamada @SkuttlePunk, e logo abaixo a @Lilith.Zip respondeu mostrando a manipulação do logo 3D.

É claro que desde os anos 90 muitos já vinham percebendo que existia alguma tridimensionalidade naquele logo.

No entanto, a surpresa para alguns pode ser que mesmo tendo um aspecto 3D, não é um simples arquivo de imagem, e sim um modelo 3D rotacionável.


 

[ajax_load_more]