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PlayStation 1: Som da Abertura é Construído em Tempo Real no Console

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  • Última modificação do post:2 de abril de 2022
  • Categoria do post:Curiosidades
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Clique no vídeo acima para conferir por completo o processo de construção do som da abertura do PlayStation 1

Lembra daquela marcante abertura do PlayStation 1? Sabia que aquele som era “mixado” em tempo real quando você ligava o console?

Por muitos anos pensei que aquela introdução fosse nada mais que um único áudio completo, pré-gravado e que era executado toda vez que o console fosse ligado. Algo como dar play em uma música.

Mas dando uma vasculhada pela internet, encontrei um cara que se chama Troy McQuin, e ele extraiu o arquivo do som do PlayStation 1, mostrando como as coisas funcionam de verdade.

Ele não chegou a explicar o passo-a-passo de como fazer essa extração, mas deixou claro que era algo bem fácil. Basta ter uma BIOS do PS1 e o software PSound.

PSound é um software que teve sua última atualização em 2016, e que é capaz de escanear e reproduzir todos os arquivos de som que estiverem em um disco de Playstation.


BIOS é a sigla para Sistema Básico de Entrada e Saída. Esse é um componente essencial que dá o boot no sistema, e é como se fosse a “alma” do PS1.

E aí eu fiz o seguinte: baixei o PSound, entendi rapidamente como o programa funciona, escaneei a BIOS do PS1 e lá estava o segredo: não é apenas um arquivo. São 3 samples!

É como se você pegasse toda a abertura do PS1, desmembrasse ela todinha, e armazenasse esses arquivos na BIOS do console.

PlayStation 1 Som da Abertura é Construído em Tempo Real no Console

 

Mas por que fizeram a abertura do PlayStation 1 dessa forma?

Como eu havia dito nesse artigo aqui, por questões de limitação na memória de leitura, o criador do som de abertura, Takafumi Fujisawa, precisava manter os arquivos com o menor tamanho possível.

Além do áudio, a BIOS teria que armazenar o software usado no CD player, gerenciar o memory card e o sistema de boot para rodar os jogos.

Tudo isso coube em uma BIOS de apenas 512 kilobytes.

Então, para poupar espaço, Fujisawa armazenou na BIOS três áudios bem pequenos:

    • Primeiro áudio: uma espécie de carrilhão ou sinos em glissando.
    • Segundo áudio: parece ser um vidro quebrando inversamente
    • Terceiro áudio: um sintetizador com phaser aplicado

PlayStation 1 Som da Abertura é Construído em Tempo Real no Console audios

 

Mas como esses 3 áudios se transformam naquela fabulosa abertura?

É aí que entra a parte mais interessante: toda vez que você liga o PlayStation 1, o som da abertura é montado em tempo real.

Tudo é “mixado” ali na hora, em diferentes velocidades e tonalidades em relação aos arquivos originais. Processar o som dessa forma resulta num tamanho geral de dados muito menor.


 

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