A Steam foi lançada oficialmente ao público há 18 anos, mais especificamente em 12 de Setembro de 2003. Pois é, o tempo voa.
Quando a Valve lançou a Steam, as pessoas não estavam super 100% felizes com isso. A ideia de ter que registrar um jogo pela internet, mesmo sendo um jogo que você comprou em uma loja, não caiu bem para as pessoas. Mas com o tempo, à medida que a Valve foi melhorando o serviço, oferecendo jogos de terceiros, e fazendo vendas sazonais, as pessoas começaram a mudar de visão sobre a plataforma. Em maio de 2007, a Steam já tinha quase 13 milhões de usuários. A partir de janeiro de 2021, mais de 120 milhões de usuários estão ativos todos os meses.
Quando foi lançada em 2003, a Steam frequentemente tropeçava. Os servidores entravam em colapso, os jogadores não podiam fazer login e não havia muito o que ser feito além de ficarmos parados olhando uma interface de usuário de aparência terrível. Mas relaxa, as coisas melhoraram desde então.
O primeiro jogo a exigir registro na Steam foi a mega-sequência da Valve, Half-Life 2. Que foi lançado em 2004. No ano seguinte, a Valve começou a fechar acordos com editores terceirizados para trazer os primeiros jogos não-Valve para o serviço. O primeiro jogo de terceiros lançado no Steam foi Rag Doll Kung Fu. Ele ainda está disponível em 2021. É um jogo de luta, bem estranho, e que foi feito por alguns devs da Lionhead Studios (Fable). Você pode comprá-lo hoje pelo preço baixo de R$2,29.
Em maio de 2007 haviam cerca de 150 jogos digitais disponíveis para compra na Steam. No início deste ano, a Steam atingiu 50 mil jogos. Estima-se que todos os anos, desde 2018, entre 8.000 e 10.000 novos jogos são introduzidos na loja.
Atualmente a Steam enfrenta a concorrência da Epic e de outras lojas de editores, mas ainda é facilmente a maior e mais popular maneira para a maioria dos jogadores de PC obter novos jogos. Mas em 2003, a Steam parecia apenas mais uma experiência estranha dos desenvolvedores de Counter-Strike e Half-Life.
Fonte: Kotaku
[ajax_load_more]