Resident Evil 4 é o jogo da Capcom com maior classificação de todos os tempos, segundo o site Metacritic, e vendeu 7,5 milhões de cópias em várias plataformas.
Desde seu lançamento em 2005, Resident Evil 4 foi remasterizado muitas vezes mas nunca ganhou um remake, como está sendo feito agora.
Segundo o site VGC, desde 2018, o estúdio M-Two lidera o desenvolvimento desse remake, entretanto, a empresa teve o seu papel significativamente reduzido no projeto.
Pouco se sabe sobre essa empresa, mas insiders disseram que a Capcom financiou o estúdio e que ex-funcionários da PlatinumGames compõem a equipe.
Agora o estúdio principal da franquia Resident Evil lidera essa produção, deixando a M-Two, fundada por Tatsuya Minami, atuando menos projeto.
A M-Two contribuiu com o remake de RE3, com Minami como produtor executivo, mas o objetivo principal do estúdio sempre foi liderar o próximo grande remake, Resident Evil 4.
Acredita-se que as divergências que reduziram o papel de M-Two envolveram o desejo da equipe de se ater ao modelo do jogo original.
Tal escolha sofreu influência da reação ao remake de RE3, que não incluiu partes significativas do jogo original de 1999, para decepção dos fãs.
A Capcom, entretanto, prefere um remake inspirado no original, mas com abordagem própria de recursos e elementos não necessariamente fiéis ao original, como Resident Evil 2.
Rumores indicam que Resident Evil 4 Remake agora seria parcialmente reiniciado sob o novo mandato, o que poderia ter seu lançamento atrasado para 2023.
Esse tipo de mudança não é incomum na Capcom e tanto Resident Evil 2 quanto o 3 passaram por revisões semelhantes durante seu desenvolvimento.