Clique no vídeo acima para conferir todos os segredos da abertura do PS1
A abertura do PS1 sem dúvidas traz muitas lembranças, mas quem será que criou aquele som tão marcante? Takafumi Fujisawa é o nome por trás desse trabalho.
Fujisawa começou sua carreira na indústria dos games como compositor e designer de som. Logo após, se tornou produtor de jogos como Ape Escape e Siren. Também trabalhou como dublador em Global Force.
Antes mesmo do PS1 possuir uma equipe oficial de desenvolvimento, Fujisawa já estava envolvido no projeto.
No ano de 1994, um protótipo do console foi construído, e o compositor recebeu a animação da abertura para poder criar o som em cima disso.
Fujisawa chegou a participar também do desenvolvimento do chip de som do console, e isso o ajudou bastante a entender a capacidade de processamento do PlayStation 1.
Entretanto, ele percebeu uma certa limitação na ROM do console e isso o fez manter os arquivos de áudio com os menores tamanhos possíveis.
A primeira demo do som de abertura quase foi aprovada de primeira. Havia também uma versão alternativa com uma voz sussurrando “PlayStation”.
Porém, os chefes da Sony preferiram aprovar a versão mais simples, a fim de não dar a impressão de que o console falava com o jogador.
Como Takafumi Fujisawa criou o som de abertura do PS1?
O compositor começou criando um som de orquestra e depois adicionou um estilo étnico à medida que a abertura progredia.
O objetivo da abertura, ao ligar o console, era criar uma sensação de segurança, seguido de uma empolgação com um dó maior em constante domínio.
Posteriormente entram as cordas e depois as quartas cintilantes, indicando o sucesso na leitura do disco. É uma sensação boa, né?
Só que até em determinados problemas o Fujisawa aplicou uma sonoridade. Há um som reverso que foi preparado para entrar em loop caso o disco não fosse lido, fazendo com que o usuário entenda que algo deu errado.
O compositor disse que o som completo da abertura levou uns 16 dias para ficar pronto, e a intenção era demonstrar que algo divertido iria acontecer ao ligar o console.
Posteriormente, Fujisawa também esteve envolvido na abertura do PlayStation 2 e PlayStation 3, e avalia essas experiências como valiosas e emocionantes.
[ajax_load_more]