No momento, você está visualizando Jogos Antigos: Veja Como o Seu Cérebro Processa a Nostalgia

Jogos Antigos: Veja Como o Seu Cérebro Processa a Nostalgia

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:23 de março de 2022
  • Categoria do post:Curiosidades
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O que será que acontece em nosso cerébro quando temos momentos nostálgicos com jogos antigos?

Nostalgia, segundo alguns estudos, é aquela mistura de sentimentos felizes e tristes, por desejarmos algo do passado que não teremos mais.

Muitas vezes a nostalgia nos faz sentir, não apenas um pedaço de alguma experiência que tivemos, mas também uma saudade de toda aquela época em que vivíamos.

Por isso que ao termos contato hoje em dia com games que jogávamos lá na infância, vem no “pacote” uma pontinha da sensação de quando as coisas pareciam melhores, mais fáceis e mais divertidas.

Alguns artigos científicos relatam que experiências nostálgicas ativam várias regiões do nosso cérebro, que é capaz de combinar mais de uma sensação ao mesmo tempo.

Comer, por exemplo, carrega várias sensações além do sabor, como o cheiro, a visão, o som e lembranças.

A nostalgia pode, inclusive, ser mais frequente em dias frios e fazer você achar que a temperatura do seu corpo está aumentando. Sinistro, né?

O mesmo acontece com uma simples abertura de videogame: é o seu cérebro processando várias sensações e te dando recompensas por isso.

 


Jogos antigos e seus remakes

Só que a nostalgia não é um fator de estudo apenas científico. A indústria do entretenimento também sabe muito bem explorar essas sensações.

Talvez seu coração já tenha acelerado quando você descobriu que seus jogos antigos preferidos iriam ganhar um remaster ou remake.

E se for um trabalho bem feito, essas renovadas podem alimentar muito bem a nossa saudade do passado, e até conquistar novas gerações.

Resident Evil 2 Remake: veja comparação gráfica entre original e moderno | Voxel

Os consoles também não ficam de fora, ganhando versões em miniatura, como aconteceu com o PlayStation clássico, e que na maior parte das vezes servem para comemorar alguma data ou preencher a prateleira de algum colecionador.

O fato é que hoje em dia até podemos ligar um videogame antigo e apreciar aquele jogo preferido da nossa infância, mas há uma junção de sensações e experiências daquela época que tornam esse mesmo ato tão diferente de agora.

Mas se você souber usar bem a nostalgia, poderá ter sensações incríveis nos anos turbulentos da vida adulta.


 

[ajax_load_more]