É inegável que, num primeiro momento, Cyberpunk 2077 não surpreendeu da maneira que todos esperavam. Mesmo assim, isso não impediu o sucesso comercial do jogo. Os problemas de lançamento do jogo comprometeram a reputação da CD Projekt Red. Segundo um novo relatório da empresa de pesquisa de mercado DFC Intelligence, tudo isso poderia ser evitado caso houvesse um melhor trabalho no marketing básico e nas relações públicas.
Mesmo que a baixa perfomance de Cyberpunk 2077 no PS4 e Xbox One seja passível de alguns ajustes, além das correções necessárias na versão de PC, a CD Projekt Red em si precisará de um maior retrabalho na busca de recuperar a confiança da comunidade.
Além de desenvolver, a CD Projekt Red também atua como a editora de seus jogos, e desde que Cyberpunk 2077 foi lançado, o futuro da empresa caminha por uma estrada questionável.
“A empresa pode se tornar uma candidata à aquisição…”
“Cyberpunk 2077 poderia ter se beneficiado da publicação por uma empresa maior.” afirma DFC Intellingence
A DFC ainda vai além e menciona que, antes de comprar a Bethesda, Microsoft tinha planos de adquirir a CD Projekt Red, que ganhou os holofotes globais ao se tornar a empresa de jogos mais valiosa da Europa, no início de 2020.
“A principal lição a aprender com o Cyberpunk 2077 é que o papel da editora de gestão de distribuição, marketing e relações públicas ainda é importante.” sugere DFC
Mesmo com todo agravante do lançamento de Cyberpunk 2077, a desenvolvedora ainda possui valor líquido semelhante ao da Ubisoft e ZeniMax Media (empresa-mãe da Bethesda).
Embora a DFC Intelligence (instituição responsável por fornecer relatórios de pesquisa de mercado, serviços de previsão e consultoria para a indústria global de jogos e entretenimento digital) tenha uma credibilidade confirmada, não há nenhuma confirmação sobre a aquisição da CD Projekt Red por alguma grande editora.
Cyberpunk 2077 continua vendendo satisfatoriamente bem, alcançando o marco de 13 milhões de cópias desde o dia 20 de Dezembro do último ano. Muitas pessoas estão aguardando as atualizações de correção saírem, então, o número de vendas ainda pode crescer consideravelmente.
Fonte: DFC Intelligence